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Mensagens de comunicação precisam estar integradas para terem o mesmo tom

CLÁUDIA ROMARIZ

Poucas vezes as empresas tiveram que enfrentar tantos desafios como aqueles que começaram a surgir em 2020. E mais do que nunca a capacidade de se comunicar com os públicos de relacionamento foi testada a ponto de ficar claro que discurso e prática estão de mãos dadas na hora de valorizar a marca, não só para o consumidor, mas para toda a sociedade.

Humanizar a comunicação e se aproximar das pessoas nunca foi tão importante para a sobrevivência dos negócios em um mundo onde real e virtual se interagem em velocidade crescente. Definir o propósito e comunicá-lo de maneira clara aumenta a confiança dos públicos de relacionamento e estimula parcerias e inovações.

É preciso também considerar a chegada de novas gerações de consumidores que querem interagir com marcas que defendam valores com os quais se identificam. Mas, comunicar valores por meio de ações que tragam ganhos sociais e ambientais não é somente uma tarefa para grandes empresas, e sim para todo o negócio que almeja crescer e ser sustentável no mundo atual.

Os consumidores querem se relacionar com empresas que tenham os mesmos valores que eles. E nesse cenário a construção de vínculos de relacionamentos por meio da comunicação embasada em propósito e valores é não só estratégica, mas necessária. As empresas precisam dizer a que vieram e o que farão para ajudar na transformação da sociedade.

Contudo, não podem se apropriar de discursos que não são delas. O cenário a partir de agora é totalmente transparente. O que dissermos precisa fazer sentido e ter coerência. Não se tratam de estratégias de marketing, mas de conversas francas, medidas e posicionadas a ponto de contribuírem com a formação de um mundo mais humano e com mais qualidade de vida.

Cabe às empresas entenderem que a estratégia de comunicação reflete a estratégia do negócio. Se existe coerência entre elas, a reputação e o reconhecimento da marca acontecem de maneira natural. Uma pesquisa global da consultoria Accenture, feita em 2020 com 30 mil consumidores, apontou que 83% dos entrevistados brasileiros preferem comprar produtos de empresas que tenham propósitos alinhados com os seus valores, o que mostra que a autenticidade cria conexões positivas e engajadoras.

Para que essa unidade de visão consiga ser entendida pela sociedade e todos os demais públicos de relacionamento corporativo, é preciso integrar todas as iniciativas e plataformas de comunicação para que as mensagens tenham um único tom. Dessa forma, ajudamos o cérebro a reagir às informações depois de entende-las. É preciso comunicar para aparecer, são necessários vários pontos de contato para ser percebido e é condição ter coerência para ser valorizado.

A pergunta a ser respondida agora é o que posso fazer para me posicionar frente a temas relevantes da sociedade atual e quais os desdobramentos futuros da sociedade com os quais preciso ficar atento. A pandemia deixou a reputação das empresas mais evidente e elas serão lembradas por suas atitudes humanizadas. E assim seguirão os relacionamentos a partir de agora. Comunicação é inerente à reputação que é inerente à disseminação de propósito e valores.

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